Apresentação

EISA
No EISA, Encontro Internacional Saúde com Arte, encontramo-nos para reflexão e formação em torno do papel da arte na saúde e bem-estar das pessoas e suas comunidades. Promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, tem no som e na música os seus principais eixos de trabalho, ainda que se alargue a outros meios e expressões artísticas.

Para além das comunicações que decorrem durante as manhãs, teremos oficinas em cada uma das tardes dinamizadas por alguns dos oradores convidados, mas também intervenções práticas lideradas pela equipa do SAMP Contigo. Na noite do encontro terá lugar o já clássico momento performativo, envolvendo profissionais de saúde e das artes no Hospital de Santo André.

Destinatários:
O EISA é dirigido a todos os profissionais com interesse nas relações arte-saúde-comunidade. Artistas, musicoterapeutas, educadores e professores, profissionais de saúde, assistentes sociais e animadores socioculturais. Está igualmente aberto a estudantes e público em geral.

7º EISA
Do Nascimento à Morte

Teias Humanas


A discussão em torno da Origem e do Fim é o tema central do debate da sétima edição do Encontro Internacional Saúde com Arte SAMP (EISA). Promovido pela SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, a presente edição fará uma viagem sonora às diferentes etapas do crescimento humano, uma vez que, falar da vida e da morte abertamente ajuda-nos a encarar este processo com naturalidade. A vida e a morte não têm tempo nem espaço, o ciclo regenera-se em outras formas ou locais. E qual será o papel das artes nesta díade?

Para além da reflexão teórica que sempre acontece nas manhãs do nosso EISA, teremos várias oficinas reforçando, assim, a componente prática e de troca de experiências entre todos os participantes. No primeiro dia, abordaremos o nascer, desde a gestação, à primeira infância e por vezes o surgir da patologia, com destaque para performance artística que decorre à noite, na zona de Consultas Externas do Centro Hospitalar de Leiria, juntando profissionais da saúde e equipas das artes. No segundo dia, será abordado o renascer com as artes em comunidade e os cuidados paliativos.

Porque pensar a Morte é Viver em consciência. E viver em consciência é criar teias Humanas.


SAMP
A SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, entidade que organiza o EISA - Encontro Internacional Saúde com Arte, é uma Instituição de Utilidade Pública fundada em 1873. Teve como primeiro presidente o Barão de Viamonte, figura de realce na política nacional, pertencente aos partidos regenerador e progressista, e por duas vezes Governador Civil do Distrito de Leiria. Entre as várias personalidades que então participaram na sua constituição conta-se Eça de Queiroz, um dos seus primeiros e maiores sócios beneméritos.

Com atividade ininterrupta desde a fundação, apesar das crises provocadas pelas Grandes Guerras e pelas correntes emigrantes, a SAMP tem desempenhado um papel de relevo a nível regional, e nalgumas das suas áreas a nível nacional, seja pelo significativo número de artistas profissionais que dela têm saído, seja pela inovação e qualidade de alguns dos seus programas.

Para além da Filarmónica, corpo histórico da instituição, de uma Escola de Artes com ensino oficial de Música, e de várias formações corais e instrumentais, a SAMP desenvolve em parceria com diversas instituições e órgãos do Estado um vasto leque de programas nos âmbitos da Formação, Musicoterapia e Terapias Expressivas.

De toda a atividade SAMP destaca-se o seu projeto de ensino artístico dedicado à primeira infância, de que foi pioneira a nível nacional e se constitui como referência com alguns dos seus programas, bem como a forte intervenção social que assumem os vários programas que desenvolve no âmbito dos efeitos terapêuticos das artes.